“CSA” ?

O “CSA” (Community-supported agriculture) é um modelo de relação entre os produtores e consumidores, muito popular nos Estados Unidos, Canadá e norte da Europa, que assenta no compromisso prévio por parte dos consumidores para com os produtores, na compra de uma parte da produção.

Este modelo proporciona aos consumidores acesso a preços mais baixos e ao compromisso de fornecimento de vegetais frescos na altura certa do ano, assim como aos produtores que têm a garantia de escoamento da produção e um retorno antecipado dos investimentos nas plantações.

Já existem em Portugal alguns exemplos deste modelo, e na CentralBIO Lisboa já temos alguns clientes associados através do Cabaz 9, adira já.

No dia 24 deste mês foi celebrado nos Estados Unidos, o dia do CSA, pode saber mais sobre este evento na página do evento: http://csaday.info/.

Veja aqui um exemplo de como funciona, www.localharvest.org/csa/ e um filme muito inspirador sobre o tema “The Real Dirt on Farmer John”https://www.youtube.com/watch?v=4DSArRkpTNI.

 

Esta entrada foi publicada em CSA com a etiqueta .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.